O que é trombose venosa profunda?

Trombose é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas. Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

pernas bonitas

Quais os fatores de risco?

Predisposição genética, Obesidade, Gravidez e pós-parto, Câncer, Uso de anticoncepcionais, Hormonioterapia, Dificuldade para caminhar, Traumas, Tabagismo, Cirurgias de longa duração, Viagens aéreas ou terrestres longas.

anticoncepcional

Como é feito o diagnóstico?

É feito com base nas manifestações clínicas, anamnese, exame clínico e confirmado com exames de imagem, sendo o principal o Ultrassom Doppler.

Doppler

Quais os sintomas?

A trombose venosa profunda pode acometer qualquer veia profunda do corpo. O local mais comum são as veias dos membros inferiores, principalmente da panturrilha. O sintoma mais comum é dor na panturrilha, associado a edema (inchaço), alteração da coloração da pele (a pele fica com tonalidade mais azulada ou avermelhada), as veias superficiais tornam-se mais salientes. Em alguns casos esse trombo pode se desprender do vaso e se alojar no pulmão causando embolia pulmonar, caracterizada por dispneia (falta de ar), tosse, dor ao respirar e em casos mais graves choque circulatório e morte.

trombose venosa profunda

Fator alarmante é que até 50% dos casos pode ser completamente assintomático e ser descoberto em exames de rotina.

Qual o tratamento?

Repouso com o membro afetado elevado, uso de anticoagulantes (heparina, Marevan, Xarelto, Eliquis, etc…), meia de compressão elástica, analgésicos.

anticoagulante

Como fazer para me prevenir?

Hábitos de vida saudáveis são muito importantes em todas as doenças do sistema circulatório como prática regular de exercícios, não fumar, alimentação equilibrada, evitar bebidas alcoólicas em excesso, perda de peso. Uso de meias elásticas em pós-operatório, em viagens longas ou quando por algum motivo o indivíduo tem restrição de sua mobilidade, em alguns casos uso de anticoagulante profilático prescrito por um médico após procedimentos cirúrgicos.

meia elástica

Mais alguma dúvida? Sugestão? Deixe o seu comentário.

One Reply to “Trombose: entenda um pouco mais”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *