O que é embolização uterina?

A embolização uterina é uma técnica inovadora, minimamente invasiva, utilizada para o tratamento dos miomas.

Não há necessidade de internação prolongada, a recuperação é rápida.

Não é necessário incisão (corte), apenas um pequeno furinho na virilha de aproximadamente 1,65 mm por onde é passado o cateter para acessar a artéria nutridora do mioma.

Onde é feita a embolização uterina?

Esse procedimento é realizado em ambiente hospitalar no serviço de hemodinâmica (mesmo local onde são feitos os cateterismos cardíacos) de forma totalmente asséptica, com suporte anestésico e toda a monitorização necessária em qualquer procedimento intervencionista.

Dr. Octavio atua em Campinas no Hospital Vera Cruz, na Fundação Centro Médico Campinas, no Hospital e Maternidade Madre Theodora, Hospital do Coração de Campinas, Hospital e Maternidade Santa Tereza, Hospital São Luiz de Campinas.

Todos os serviços são de alta complexidade e com amplas certificações para garantir maior segurança aos nossos pacientes.

hemodinâmica

Qual o médico que executa o procedimento?

É realizado pelo Cirurgião Vascular ou Radiologista Intervencionista habilitado e certificado para executar procedimentos endovasculares.

Dr Octavio possui residência médica em Cirurgia Vascular e em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pelo Hospital das Clínicas da Unicamp.

Possui título de especialista em Cirurgia Vascular reconhecido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), título de especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular reconhecidos pela SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).

No ano em que prestou a prova de título de especialista em Angiorradiologia foi o primeiro colocado nacional.

Procedimento de embolização uterina

Como é feita a embolização uterina?

Não são necessários cortes, apenas um pequeno furinho na virilha de aproximadamente 1,65 mm por onde é passado o cateter para acessar a artéria nutridora do mioma.

Guiado pelo aparelho de radioscopia digital, posicionamos o cateter na artéria nutridora dos miomas e injetamos partículas para causar sua obstrução.

Como consequência da falta de irrigação para o mioma ele acaba degenerando e os sintomas regridem.

O controle do sangramento em excesso que levou a paciente à embolização uterina ocorre em cerca de 90 a 95%, já evidente nos primeiros dias pós procedimento.

Em relação aos miomas e volume uterino, a depender da localização dos miomas, podemos ter uma redução de aproximadamente 40 a 60% nas medidas.

mioma sendo embolizado

Quanto tempo tenho que ficar internada após o procedimento?

A maioria dos pacientes recebe alta no dia seguinte ao procedimento.

Pode ser necessário a permanência por um período adicional de 24 a 72h nos casos mais complexos, onde há um volume uterino demasiadamente aumentado para controle das cólicas pós intervenção.

enfermaria

Quanto tempo após a embolização uterina posso voltar a trabalhar?

Habitualmente após uma semana. Nos primeiros dias orientamos repouso e analgesia pois são comuns cólicas.

O grande diferencial da técnica de embolização uterina quando comparado às demais técnicas cirúrgicas para tratamento dos miomas é a rápida recuperação em função do caráter minimamente invasivo.

Nos dias atuais em que a mulher está cada vez mais inserida no mercado de trabalho a redução do absenteísmo é fundamental.

home work

Toda mulher com mioma pode fazer embolização uterina?

A embolização uterina está indicada em todas as mulheres com miomas uterinos desde que sejam sintomáticas, naquelas que desejam preservar o útero ou nas quais o tratamento hormonal não surtiu efeito.

sintomas mioma

Quais são os sintomas dos miomas uterinos?

Os sintomas podem estar relacionados ao aumento do tempo e fluxo menstrual, inclusive podendo levar a anemia.

Dor acentuada durante o período menstrual, sintomas de compressão como aumento da frequência urinária e sintomas irritativos na bexiga, constipação intestinal por compressão do reto.

Nos casos em que há aumento significativo do volume uterino em função de miomas maiores, geralmente localizados na parede mais externa do útero (miomas subserosos), a paciente pode perceber um aumento de volume abdominal simulando um abdome gravídico.

sangramento

Tem mais alguma dúvida? deixe seu comentário, será um prazer responder?

2 Replies to “Embolização Uterina para Tratamento de Mioma”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *